Saúde Bucal Adulta

Higiene Bucal

09 Jan 2018

HIGIENE BUCAL

A higiene bucal bem feita é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas saudáveis. Isso não só contribui para que você tenha uma boa aparência, mas é também importante para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos, e manter sua saúde geral. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas.
Quando a sua higiene bucal é feita corretamente, você tem como conseqüência dentes limpos e livres de resíduos alimentares, a gengiva que não dói nem sangra durante a escovação e do uso do fio dental, e fica sem problemas de mau hálito.

Para uma higiene bucal correta:

Fio Dental

Para limpeza das regiões entre os dentes, onde a escova não consegue remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana, deve ser usado o fio dental. Ele deve ser usado diariamente.

O fio dental deve ser passado entre todos os dentes, superiores e inferiores, e atrás dos últimos dentes. Os dentes do fundo da boca são, pela maior dificuldade de higienização, os mais atacados pela cárie e merecem cuidado especial.

Corte um pedaço de aproximadamente 40 cm de fio dental.

É importante que o fio seja deslizado suavemente entre os dentes, em direção à gengiva. Curve o fio sobre a superfície de cada dente, penetrando na linha da gengiva e movimente-o verticalmente, para remover a placa. Evite contato brusco com as gengivas, para não machucá-las. Pequenos sangramentos podem ocorrer no início do uso do fio dental. Com o uso contínuo, esse sangramento devem cessar.


 

 

Escovação dente-a-dente

 

Uso de escova de tufo, com cerdas arredondadas, que removem a placa sem agredir a gengiva, e consegue acessar os locais mais difíceis na arcada, fazendo uma escovação eficiente.


 

 

Escovação

A escovação deve ser feita, idealmente, em um local de boa iluminação e na frente do espelho, de preferência após as principais refeições. A escova dental desempenha importante papel na remoção da placa bacteriana, agindo como procedimento preventivo de cáries e doenças periodontais.

A escova utilizada deve ser macia e com cabeça compatível como o tamanho da sua boca e com cerdas macias ou extra macias. É muito importante que seja feita troca periódica da escova, a cada 3 meses, ou antes, devido ao seu desgaste natural.

Utilize uma pequena quantidade, mais ou menos 1 ervilha de pasta dental contendo flúor. Coloque a escova junto a união da gengiva com os dentes de maneira que as cerdas formem um ângulo de 45° em relação aos dentes e faça movimentos circulares. Na superfície mastigatória faça movimentos de vai-e-vem.


 

Higiene da Língua

Escovar a parte superior da língua, para remoção de restos alimentares, com movimentos horizontais.